Infobibos - Informações Tecnológicas - www.infobibos.com

Embrapa Agropecuária Oeste apresenta três novas cultivares de soja

por Kadijah Suleiman

Três novas cultivares de soja, indicadas para Mato Grosso do Sul, foram apresentadas pela Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) no 11º Encontro Tecnológico Semen Barra, nas Sementes Barreirão, em Dourados. As novidades mostradas pelo pesquisador Carlos Lasaro aos visitantes do dia de campo são a BRS 285 (convencional), e as transgênicas BRS 291 RR e BRS 292 RR.

As cultivares que foram lançadas oficialmente durante o Showtec 2009, entre 2 e 4 de fevereiro em Maracaju. As novidades – possivelmente disponíveis no mercado a partir da próxima safra - são resultantes do Programa de Melhoramento da Embrapa Agropecuária Oeste em parceria com a Embrapa Soja e Fundação Vegetal.

"A BRS 291 RR é um dos materiais mais precoces transgênicos recomendados atualmente pela Embrapa, com ciclo próximo de 115 dias, dependendo da altitude e época de semeadura. Esta semeadura deve ser feita, preferencialmente, entre 20 de outubro e 5 de dezembro”, disse Lasaro.

A BRS 292 RR, que apresenta ciclo médio de 125 dias tem época de semeadura ideal entre 20 de outubro e 5 de dezembro, e permite semeadura antecipada a partir de 15 de outubro. “Tanto a BRS 291 RR quanto a BRS 292 RR, são resistentes à podridão radicular de fitóftora”, enfatizou o pesquisador.

*BRS 285*

A outra novidade, a convencional BRS 285, tem como diferencial a tolerância ao nematóide de galhas. O período preferencial indicado para semeadura é de 20 de outubro a 10 de dezembro. O período tolerado é de 10 a 19 de outubro e de 11 a 15 de dezembro. Não é recomendada a semeadura antes de 10 de outubro e após 15 de dezembro.

“A cultivar permite sucessão com milho safrinha nas regiões norte e nordeste de MS, além de possuir alto potencial produtivo nas principais regiões produtoras do Estado”, destacou Lasaro. Segundo ele, na semeadura antecipada são preferíveis áreas com solos corrigidos e bem adubados. Recomenda-se evitar semear a BRS 285 em solos compactados ou com problemas de drenagem.

*Cultivares*

No dia de campo, também foram mostradas as convencionais BRS 239 e Embrapa 48, e outras quatro cultivares transgênicas (BRS 255 RR, BRS 246 RR, BRS 245 RR e BRS 243 RR). Todas as cultivares apresentadas - incluindo as BRS 291 RR, BRS 292 RR e BRS 285 - são indicadas para a região sul do Estado, sendo que a BRS 285 tem o diferencial de também ser recomendada para o centro-norte de Mato Grosso do Sul. Segundo o pesquisador, todas as cultivares têm resistência às principais doenças que atacam a cultura da soja como cancro da haste, pústula bacteriana e mancha “olho-de-rã”.

Para a BRS 239, a época de semeadura indicada é de 25 de outubro a 10 de dezembro. A tolerada é de 20 a 24 de outubro e de 11 a 15 de dezembro, não sendo recomendada antes de 20 de outubro e após 15 de dezembro. A cultivar apresenta resistência a nematóides de galhas. Recomenda-se a semeadura em solos de média à alta fertilidade. O rendimento de grãos é considerado “excelente”.

*Transgênicas *

No grupo das transgênicas, a BRS 243RR tem período de semeadura adequado entre 25 de outubro e 5 de dezembro. O tolerado é de 20 a 24 de outubro e de 6 a 10 de dezembro. O não recomendado é antes de 20 de outubro e depois de 10 de dezembro. A cultivar apresenta alto potencial produtivo. A indicação é que seja semeada em solos corrigidos e de boa fertilidade.

A BRS 245RR tem alto potencial produtivo, é recomendada para solos de média a alta fertilidade e permite semeadura antecipada. O período preferencial de 20 de outubro a 5 de dezembro. O tolerado, de 10 a 19 de outubro e de 6 a 10 de dezembro, e o não recomendado, antes de 10 de outubro e após 10 de dezembro.

Já a BRS 246RR apresenta boa sanidade radicular e bom potencial produtivo. O período indicado para semeadura é de 20 de outubro a 5 de dezembro. O tolerado, de 15 a 19 de outubro e de 6 a 10 de dezembro. O não recomendado, antes de 15 de outubro e após 10 de dezembro. Outra indicação é que seja semeada em solos de média a alta fertilidade. Na semeadura antecipada, semear em áreas com solos corrigidos e bem adubados.

Por último, a BRS 255RR, tem alto potencial produtivo e deve ser semeada em solos de média a alta fertilidade. A cultivar não é indicada para semeadura antecipada. A época preferencial é de 25 de outubro a 5 de dezembro. A tolerada, de 20 a 24 de outubro e de 6 a 10 de dezembro, e a não recomendada, antes de 20 de outubro e após 10 de dezembro. É recomendada a semeadura em solos de média a alta fertilidade, evitando-se solos compactados ou com problemas de drenagem.

*Doenças (pode fazer um BOX)*

Carlos Lasaro explica que a forma mais econômica e eficiente de controle de doenças é pelo uso de cultivares resistentes, além da facilidade de adoção dessas variedades pelos agricultores.

“A mancha “olho-de-rã” causou muitos prejuízos em lavouras de soja nas décadas de 80 e início dos anos 90. Atualmente, está sob controle pelo uso de cultivares resistentes. Devido à capacidade do fungo em desenvolver novas raças, além do uso de cultivares resistentes, é fundamental também a diversificação regional de cultivares, com fontes de resistência distintas”, explica.

Ele diz que o cancro da haste também foi uma doença que causou elevados prejuízos no final da década de 80 até meados de 90. “Graças ao melhoramento, com a descoberta de fontes de resistência a esse fungo, foi possível desenvolver cultivares resistentes”, afirma. outra doença que a utilização de cultivares resistentes tem possibilitado controle é a pústula bacteriana.

*Evento*

Também participaram do dia de campo, realizado pela Embrapa Agropecuária Oeste e Sementes Barreirão: Fundação Vegetal, Coodetec, Agroceres, Bayer CropScience, Serrana Fertilizantes, Agromen, Stoller e Monsanto. Antes de irem ao campo, conhecer as tecnologias, os participantes assistiram palestras com os engenheiros agrônomos Silvano de Souza, Siegfrid Balmann Filho e Massimiliano César Barros.

Clique na foto para ampliá-la
Pesquisador Carlos Lasaro (camisa verde) apresenta novas cultivares
Crédito fotos: Kadijah Suleiman

Kadijah Suleiman, jornalista (MTb RJ 22729JP)
Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados (MS)
(67) 3416-9742
kadijah@cpao.embrapa.br



Reprodução autorizada desde que citado a autoria e a fonte


Dados para citação bibliográfica(ABNT):

SULEIMAN, k.  Embrapa Agropecuária Oeste apresenta três novas cultivares de soja. 2009. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2009_1/CultivaresSoja/index.htm>. Acesso em:


Publicado no Infobibos em 10/02/2009

Veja Também...