Infobibos - Informações Tecnológicas - www.infobibos.com

SEMENTES DE ARROZ DA CATI – NOVAS OPÇÕES

 

DSMM/CATI

 

 

O Estado de São Paulo apresentava, na safra do ano agrícola 1983/1984, uma área total cultivada com arroz de 341.200 hectares (Fonte: CATI/IEA), com destaque para o cultivo de arroz de sequeiro nas regiões de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba.

 

O cultivo do arroz irrigado foi introduzido oficialmente no Vale do Paraíba em 1906, como opção para retomada do desenvolvimento do setor rural da região, passando, desde então, por constantes transformações tecnológicas.

 

Atualmente, a área total ocupada pela cultura no Estado é de, apenas 16.762 hectares (Fonte: LUPA) dos quais, quase 13.000 hectares irrigados nas regiões de Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Assis; e outros 3.800 hectares de sequeiro, distribuídos pelos 40 Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDR) em todo o Estado, com destaque para as regiões de Itapeva, Franca, Registro, Mogi-Mirim, Avaré, Limeira, Catanduva, Araraquara, Jaboticabal e Itapetininga.

 

“Há que se ressaltar que o cultivo de arroz está presente em 1.675 propriedades rurais, distribuídas em 39 regionais da CATI (praticamente todo o Estado) no caso do arroz de sequeiro e 11 regionais no caso do arroz irrigado por inundação (lâmina d’água) e caracterizando-se, assim, como atividade tipicamente da agricultura familiar”, o informa o Eng.º Agr.º Glênio Wilson de Campos, diretor do Núcleo de Produção de Sementes de Taubaté.

 

O DSMM/CATI produziu e está comercializando nesta safra de 2009/2010, sementes dos cultivares de arroz irrigado BRS Ourominas e EPAGRI-109 e arroz de sequeiro IAC-202. Assim, contribui para dar suporte nas ações de extensão rural que visem à produção de alimentos e, ainda, oferece preço diferenciado para cooperativas, associações e sindicatos de produtores rurais, além de revendas, no intuito de incentivar o cooperativismo e associativismo.

 

O arroz BRS Ourominas (genética EMBRAPA) e o Epagri-109 (genética Epagri/SC) são altamente produtivos (acima de 8.500 kg/ha) e resistentes a doenças, além de apresentarem excelente rendimento de grãos inteiros (superior a 58%), especialmente o primeiro, que apresenta, ainda, ciclo mais curto que o segundo, ou seja, 135 dias contra 145. Ambos derivam de cruzamentos envolvendo uma mesma linhagem, realizados no Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), e o plantio simultâneo dos dois cultivares facilita a distribuição e utilização de máquinas e equipamentos por ocasião da colheita. O cultivar IAC-202 (genética IAC) comporta-se bem em plantios de sequeiro e tem alta produtividade com irrigação (mais de 4.000 kg/ha), sendo conhecido como “agulhinha de sequeiro”.
 

Galeria de Fotos

   Clique na foto para ampliá-la


 


 Maiores informações, no Núcleo de Produção de Sementes de Taubaté (12) 3632-0867, nps.taubate@cati.sp.gov.br,  ou nas Unidades do DSMM e Casas da Agricultura.



Reprodução autorizada desde que citado a autoria e a fonte


Dados para citação bibliográfica(ABNT):

DSMM/CATI  Sementes de arroz da CATI – Novas opções. 2009. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2009_3/arroz/index.htm>. Acesso em:


Publicado no Infobibos em 22/07/2009

Veja Também...