Workshop Controle do Carrapato

Ir para o conteúdo

Menu principal:


BEM VINDO!!


V Workshop Controle de carrapatos
Vacina: Futuro ou realidade?



O carrapato que parasita os bovinos, espécie Rhipicephalus (Boophilus) microplus, traz grandes prejuízos a hospedeiros suscetíveis, geralmente, animais com alto grau de sangue europeu. Estimativa recente calcula em mais de três bilhões de dólares os prejuízos causados por este carrapato a bovinos no Brasil. O controle deste carrapato está cada vez mais complicado em função da resistência que este parasita tem adquirido aos produtos comerciais que estão no mercado.
Desde o ano de 2011, quando ocorreu o I Workshop Controle de Carrapato, tomamos a iniciativa de organizar um encontro científico com o objetivo de atualizar, principalmente, os técnicos que estão no campo, além de professores, pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação, bem como produtores rurais, sobre pesquisas a respeito do controle deste carrapato, em especial, aquelas voltadas para um controle sustentável deste parasita, que possam minimizar e/ou otimizar o uso dos carrapaticidas, pois estes já não têm tido a mesma eficácia de antes. A pecuária leiteira, geralmente, é a mais prejudicada, devido ao fato que a maioria dos bovinos leiteiros é descendente de raças de origem europeia, ou de raças puras de origem europeia, como a raça Holandesa, altamente suscetível a este parasita.
O Instituto de Zootecnia irá promover o V  Workshop Controle do Carrapato-do-boi, desta vez com o tema Vacina: Futuro ou Realidade? O objetivo, desta vez, será o de informar os interessados no assunto sobre o estado da arte do desenvolvimento de uma vacina contra carrapatos. Para isso, foram convidados os principais envolvidos em grupos de pesquisa que estudam essa temática no Brasil e em outros países, como Cuba, para discorrer em que estágio se encontram suas pesquisas no desenvolvimento de vacinas contra carrapatos.
Este evento está programado para acontecer no dia 12 de agosto de 2015, no auditório do Instituto de Zootecnia, à Rua Heitor Penteado, nº 56, na cidade de Nova Odessa, Estado de São Paulo.  
O evento contará com palestrantes de renome nacional e internacional com grande experiência no assunto, incluindo a palestrante Alina Rodríguez-Mallon, expoente na área de biotecnologia, e que está a frente do aperfeiçoamento da vacina cubana contra o carrapato. Os palestrantes brasileiros são: Isabel K.F. Miranda Santos, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, Carlos Termignoni, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Joaquin Patarroyo (Universidade Federal de Viçosa, MG), Renato Andreotti (Embrapa Gado de Corte, Campo Grande, MS), e Luiz Ricardo Goulart (Universidade Federal de Uberlândia, MG).


Público alvo: Técnicos da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo (CATI/CDA e APTA), produtores, técnicos, professores, estudantes de graduação, pós-graduação e demais interessados.


Esperamos você em mais este evento!

Data:
12 agosto 2015
Local: Auditório do Instituto de Zootecnia
Endereço: Rua Heitor Penteado, 56, Nova Odessa, SP



Patrocinadores









Contato

Problemas com Inscrições e outras informações
Elaine Abramides - eabramides@terra.com.br
(19) 3243-0396
(19) 9 8190-7711 Plantão com WhatsApp
Skype: infobibos

 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal