Palestrantes - I Curso sobre Manejo Ecofisiológico

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Palestrantes

Camilo Lázaro Medina
Engenheiro Agrônomo formado em 1986 pela USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), com mestrado em ciências pela mesma escola em 1998 com o estudo de porta-enxertos e tolerância à seca e doutorado em fisiologia vegetal pela UNICAMP em 2002 em estudos do desenvolvimento de patologias de plantas de citros sob estresse hídrico.  Pós-doutorado como jovem pesquisador do CNPq em estudo genético dos fatores de tolerância à seca do limoeiro Cravo. Gerente Técnico da Cooperativa Agropecuária Holambra (1989-1994). Consultor em citricultura e fruticultura desde 2004. Atuou como bolsista e pesquisador convidado no Instituto Agronômico de Campinas desde 1994, nos Centros de Eco Fisiologia e Biofísica e no Centro de Citricultura Sylvio Moreira (entre 1998 e 2002). Consultor e Presidente do Grupo de Consultores em Citros (GCONCI) entre 2004 e 2010. Sócio fundador da Empresa Conplant, Consultoria Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola Ltda.

Linhas principais de atuação profissional: Irrigação e fertirrigação, fisiologia da produção de culturas, Sistema Integrado de Monitoramento e Manejo Integrado da Fertilidade do Solo (SIMM), tolerância a estresses abióticos, uso de biorreguladores vegetais e controles ambientais em cultivo protegido e Manejo Fisiológico do HLB dos citros




Santin Gravena
Engenheiro Agrônomo pela Unesp de Jaboticabal
Mestrado e Doutorado pela ESALQ-USP, em 1977 e 1978
Livre Docência pela Unesp de Jaboticabal, em 1981
Pós Doutorado Na Texas A&M University em 1982, Texas USA
Prof. Titular de Entomologia em 1986 na UNESP
Fundador do CEMIP – Centro de Manejo Integrado de Pragas,  UNESP, 1986
Desenvolvimento e Implementação do Sistema de MIP citros, de 1977-2004
Livro "Manual Prático de Manejo Ecológico de Pragas dos Citros", 372pp., 2005
Livro "Citrus World". Capítulo: S. Gravena. "Citrus Pests of South America"  (no Prelo).
Aposentado em 1993 quando fundou a Gravena – Manejo Ecológico de Pragas Ltda
Membro do GCONCI – Grupo de Consultores em Citros, Co-fundador 1986 até os dias atuais


Wagner Bettiol
Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" – ESALQ, da Universidade de São Paulo – USP (1980), com mestrado (1984) e doutorado (1988)
em Fitopatologia pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutoramento na Università degli Studi di Torino (1994/1995) e na Universidad de Salamanca (2014/2015). Todos os títulos foram obtidos na área de controle biológico de doenças de plantas. Desde 1986 é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Meio Ambiente. Também é professor responsável pela disciplina "Controle Biológico de Doenças de Plantas" no programa de pós-graduação em Proteção de Plantas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Botucatu e professor no programa de pós-graduação em Fitopatologia da Universidade Federal de Lavras - UFLA. Atua, principalmente, nos seguintes temas: controle biológico e alternativo de doenças de plantas e indução de supressividade do solo com fontes de matéria orgânica.




Hamilton Rocha
Formado no Curso Degree of Associated of Technology in Agriculture, 1990, pela Andrews University, Berrien Springs – Michigan – USA; Engenheiro Agrônomo, pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, Lavras – MG e Especialização em Administração Rural também pela Universidade Federal de Lavras, Lavras – MG. Consultor do GCONCI (Grupo de Consultores em Citros) em Citros, desde 1998, tendo exercido o mandato de Presidente de 2014 – 2018, além de Consultor da Conplant, com diversas experiências internacionais para aprimoramento e troca de experiências em citros.


 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal