PSA - Pagamento por Serviços Ambientais

Ir para o conteúdo

Menu principal:

INFOBIBOS e Secretaria do Meio Ambienten(SMA) de Extrema-MG apresenta o VII  Curso de Pagamento por Serviços Ambientais - Projeto Conservador das Águas.
O Curso será realizado no Parque Municipal Cachoeira do Salto, Extrema - MG no dia 29 de agosto de 2014.

Veja aqui a Matéria do Globo Rural do dia
16/02/2014 - Trabalho de proteção de nascentes ajuda a garantir água em MG
Município de Extrema desenvolve o Programa Conservador das Águas.
Em áreas conservadas, a água se infiltra encharcando o solo e o subsolo





PROJETO CONSERVADOR DAS ÁGUAS

Este projeto é a primeira iniciativa municipal brasileira que implanta o Pagamento por Serviços Ambientais baseada na relação existente entre a propriedade rural e os serviços ambientais prestados por ela em relação à qualidade e quantidade de água,  biodiversidade e clima.
O Projeto Conservador das Águas foi concebido com o objetivo de manter a qualidade dos mananciais de Extrema e promover a adequação ambiental das propriedades rurais, ele prioriza uma ação mais preventiva do que corretiva. O entendimento era que, o mecanismo de comando e controle como único instrumento de gestão ambiental, para adequação ambiental das propriedades rurais, já havia se esgotado, ele não garantia o aumento da cobertura vegetal ou a preservação dos mananciais. Um instrumento econômico na linha do PSA se mostrava mais eficiente.
As águas de Extrema, além de abastecer o município e uma série de outros municípios pertencentes à bacia do Rio Piracicaba, constituem um dos principais mananciais de abastecimento do Brasil chamado Sistema Cantareira, construído com o objetivo de abastecer 9 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. clique aqui e saiba mais.

 

Prêmios Recebidos:
O "Conservador das Águas" é a primeira iniciativa municipal brasileira que implanta o pagamento por serviços ambientais.
Lançado oficialmente no ano de 2005, o projeto fez de Extrema uma vitrine de bons exemplos, angariando ao município diversos prêmios de expressão como o Bom Exemplo 2011, uma iniciativa da TV Globo de Minas Gerais e Fundação Dom Cabral, 10° Prêmio Furnas Ouro Azul. Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local 2011/2012, Prêmio Greenvana Greenbest 2012 na categoria "Iniciativas Governamentais" e em março de 2013 recebeu o Prêmio Internacional de Dubai 2012 de Melhores Práticas para Melhoria das Condições de Vida promovido pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU / Habitat), em parceria com a Municipalidade de Dubai / Emirados Ára bes.
Este último reconheceu Extrema com o projeto "Conservador das Águas" como uma das melhores práticas mund iais de conservação.
Em 2013, o "Conservador das Águas", dará início a uma nova experiência por uma das parceiras no projeto, a TNC (The Nature Conservancy), onde o produtor de água será reconhecido também como "guardião de carbono".

.....

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal